Bem, o ano já está se findando, e quantas as pessoas não fazem retrospectivas pessoais nessa época?! Elas sempre veem acompanhadas de uma lista de promessas de mudanças, renovação e desejos de bênçãos e graças. Toda a expectativa para o ano vindouro se baseia na superação dos acontecimentos pregressos.
Essa história não é nova, o povo de Israel havia experimentado essa prática: projetar o futuro em comparativo com o passado.
Já é sabido que desde os primórdios o povo Israelita não era conhecido por sua gratidão, e que reclamar era tão comum que poderíamos dizer que era um hábito, e o pobre Moisés quem o diga.
Mesmo após Deus libertar Israel da escravidão egípcia, uma coisa ou outra havia para que o povo reclamasse, recordando o Egito. Eles se lembravam das panelas de carne e pão(Êxodo 16:3) da água(Êxodo 17:3), e até das cebolas do Egito(Números 11:5)entre outras coisas.
Mais tarde veio o cativeiro babilônico, e povo que saiu reclamando do Egito, ficou novamente cativo. Com tudo que passaram não aprenderam a lição e, portanto, continuaram a desobedecer a Deus.
Quando Deus prometeu livrar o povo do jugo da Babilônia, ele relembra o que Ele fizera por eles, e com a misericórdia Daquele que perdoa e esquece o pecado passado fala a estes desta vez:
“Não vos lembreis das cousas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço cousa nova que está saindo à luz; porventura não o percebeis?(Isaías 43:18-19)
Dizer isso para um povo ingrato e “murmurão”, seria como dizer a eles: “Esquece o que passou, vamos olhar para frente se fixar no que vou fazer por vocês”, então Ele promete:
"Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”.(Isaías 43:19)
A promessa era de dias melhores, porém sem isenção de problemas, e um pedido de confiança e reafirmação de um compromisso.
Da mesma forma, que lembremos que o findar do ano é só mais um dia que termina e outro que começa, e que nosso compromisso com Deus e com as responsabilidades assumidas devem ser reafirmados não somente nesse momento, mas todos os dias do ano, e que de nada valem as grandes listas se vivermos nos espelhando nas coisas passadas e não fazemos as pazes com ele, e o remoemos.
Que a nossa esperança e desejo para 2.013, seja de dias melhores, e mudanças interiores, de cumprimento de nossas promessas pessoais, de obediência a Deus e submissão incondicional à Sua vontade, pois assim o ano será magnífico, cheio de caminhos no deserto e rios nos ermos.
Um feliz dia novo, todos os dias pra você!
Abraços
Brunna Stefanya Leal Lima Cabral
Caso deseje citar integral ou parcialmente este texto, favor citar a autora e a fonte, exceções conceituam-se plágio.
Leia Também: Vivendo com a Verdade que Experimentamos
Gostou do Texto? Não gostou? Tem alguma crítica ou sugestão?
Não deixe de votar abaixo expondo seu nível de satisfação com o texto.
Deixe também seu comentário! Sua opinião é muito importante para que eu continue escrevendo, e é uma grande motivadora.
Não deixe de votar abaixo expondo seu nível de satisfação com o texto.
Deixe também seu comentário! Sua opinião é muito importante para que eu continue escrevendo, e é uma grande motivadora.
Obrigada!