quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Competindo com Cavalos



Quem disse que a caminhada cristã é fácil? Lembro mais uma vez do grande livro de John Bunyan: O Peregrino. Nele podemos ver a sombra do que realmente é a vida cristã, as dificuldades do caminho e as pedras que nele encontramos. Mas contemplamos ao final a recompensa da permanência no caminho.

O profeta Jeremias foi enviado por Deus a profetizar duras mensagens para um povo rebelde, que não queria ouvir nem obedecer a voz de Deus. Ele vivia solitário(Jeremias 15:17) por ter sua mensagem rejeitada e foi por Deus proibido de se casar(Jeremias16:2). Sua tarefa não era fácil, e provavelmente por opção própria não fosse sua escolha fazer o que lhe fora ordenado pelo Senhor, mas por obediência ele o fez.

No capítulo 12 de seu livro, Jeremias começa escrevendo: Justo és Senhor, quando entro num pleito contigo(Jeremias 12:1). E de todos os atributos de Deus, ele escolhera ressaltar sua justiça, da qual experimentara e vira sua punição e retribuição.

Não há justiça se houver apenas punição, e também não há justiça se houver apenas bonificação pelos bons e maus atos cometidos.

Portanto Jeremias ao obedecer à voz de Deus afirmava estar o Senhor com ele, agindo com justiça não por ele, mas com ele. Isso também fortalecia o profeta, saber que Deus não só o enviara, mas que estava na batalha com ele.

Ao ter rejeitada a mensagem do Senhor que trazia, acredito que Jeremias se via por vezes angustiado, por ver o povo escolhido por Deus e que dizia servi-lo, desobedecer e ignorar a Sua voz. É assim que ele diz que o povo agia: “Tem-te nos lábios, mas longe do coração” (Jeremias 12:2b) e, portanto declara sua sinceridade: “Mas tu, ó Senhor, me conheces, tu me vês e provas o que sente meu coração para contigo”(Jeremias 12:2-3).

Aquele que escolhe proclamar a palavra de Deus seja entre cristãos ou não cristãos com certeza vai se deparar com situações como essa: pessoas que tem os lábios transbordando Deus, mas seus corações vazios Dele. São esses que desanimam principalmente seus líderes.

Após suas queixas, a resposta do Senhor vem para o profeta Jeremias, e logo com uma pergunta retórica: Se te fadigas correndo, com homens que vão a pé como poderás competir com os que vão a cavalo?(Jeremias 12:5).

A resposta do Senhor a Jeremias e também aplicada a nós pode ser entendida como um prenúncio do que ainda está por vir numa situação difícil, ou seja, as coisas ainda podem piorar. Então esteja preparado para uma dificuldade maior, um adversário além deste.

O que suaviza toda dificuldade encontrada é saber que assim como disse Jeremias, Deus entra na briga conosco e nos ajuda a chegar até o fim(Jeremias 12:1).

Que você sinta realmente Deus contigo e não se deixe fatigar, pois quem se cansa com os homens não compete com os cavalos.

Brunna Stefanya Leal Lima Cabral

  Caso deseje citar integral ou parcialmente este texto, favor citar a autora e a fonte, exceções conceituam-se plágio.


Gostou do Texto? Não gostou? Tem alguma crítica ou sugestão?       
Não deixe de votar abaixo expondo seu nível de satisfação com o texto.     
Deixe também seu comentário! Sua opinião é muito importante para que eu continue escrevendo, e é uma grande motivadora. 
Obrigada! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Que Deus lhe abençõe!!!

Direitos Reservados

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Plágio é Crime! Gostou? Quer usar o texto inteiro ou parcialmente? Peça autorização!

Agregadores

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Tedioso: Os melhores links agrega dicas maislinks Pop Blogs: O melhor da Web está aqui Links - Amigo De Cristo

Origem do Público desde 22 de Agosto de 2.012