quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O Ópio do Povo


A filosofia grega em seus primórdios foi influenciadora do pensamento ocidental. Em termos práticos podemos pensar na gênese da filosofia em seu afã de desvincular o conhecimento de sua origem mítica.
Por que não crer então que esse afã era um dos mesmos sentimentos que movia São Tomás de Aquino ao propor a escolástica como meio de associar a fé à razão? Por que não entender que a fé, até então “assistemática”, não era uma tentativa de não regredir à ideia de Pitágoras de que o conhecimento pleno pertence aos deuses? Seria esse temor o quê impulsionava Aquino ou a intenção real de fundamentar a fé racionalmente?
Fosse qual fosse sua intenção, o que sabemos é que através de influências filosóficas, a Teologia de Aquino, que foi discutida, contestada, reformulada e em alguns aspectos até superada, conseguiu associar a fé à razão, mostrando que mesmo que vivamos num mundo natural, há aspectos incognoscíveis em sua realidade, mas que mesmo crendo que a fé é compreendida através “também” de uma lógica racional, muitas vezes foge a compreensão humana o discernimento do que é possível explicar pela fé tão somente - sem uma possibilidade de um raciocínio lógico – e quando essa fé é fundamenta numa explicação racional compreensível.
Séculos mais tarde, Marx, afirmava que a religião era o ópio do povo. Fosse ou não seu intuito polemizar ou ridicularizar a fé, sua máxima relembrava o que na filosofia grega em sua gênese, essa inferia aos deuses os conhecimentos não compreendidos ainda à sua razão. A ignorância humana se acomodava na fé, crendo equivocadamente que a dispensa da compreensão racional fazia descansar o espírito humano das mazelas do mundo contemporâneo. A religião era o anestésico para o sofrimento e a justificativa para ignorância. Distando quilometricamente dos fundamentos concebidos por Aquino.
Aquino viveu há tantos anos já, e talvez o próprio Marx também agradeceria por não estar vivo hoje pra ver como o ópio se disseminou no mundo, ou então pra dizer que suas palavras nunca fizeram tanto sentido como agora.
A religião que vivemos hoje é “emocionalista”. Muitas igrejas hoje mais parecem circos. E o que dizer das atrações então? É sustentada a fé totalmente destituída de razão e da necessidade dela. As pessoas apenas creem por crer e não importam mais os porquês. Obviamente à compreensão humana vagarão sentidos muitas vezes para as maravilhas operadas por Deus, mas a nossa fé não é um salto no escuro, isso é apenas confiança.
A ciência nunca conseguirá explicar, nem sequer entender Deus, e paradoxalmente quanto mais descobertas os cientistas fazem, mais mistérios percebem que existe. Basta pra nós explicações que fundamentem nossa fé e fé para compreender que a Deus pertencem os mistérios que excedem nosso conhecimento.
É justamente pela ignorância que padecemos que essas “tais igrejas” lotam. E como dopadas pelo ópio, as pessoas ali choram, sorriem, pulam, gritam, mas cessado seu efeito, antes mesmo de deixarem esses templos, nem sabem o que as comoveram tanto, provocando a overdose de sentimentos. E definham cada vez com em seus problemas e fomentam sua decadência, inclusive intelectual. Do tronco não passam os efeitos da euforia. Então que mudanças ou benefícios trará para a própria vida e ao mundo?
A verdadeira religião é aquela que religa o homem a Deus. Que o transforma e consequentemente surti efeitos para os que estão ao seu redor e no mundo em que ele vive. Ela comove também sim, mas ultrapassa o tronco, chegando ao cérebro humano. E a verdade revelada produz reflexão contínua, porque ela não fica no templo onde é pregada, mas vai pra casa com aquele que a ouviu, e o incomoda a segui-la, mesmo passados tempos que a recebeu.
Fé e Razão podem caminhar juntar, e sem a privação de sentimentos, mas a busca de emoções e o sensacionalismo aflorado nas igrejas que vemos hoje é apenas uma versão moderna e formatada do que Marx chamaria de novo de ópio...

“Ópio - é um suco espesso que se extrai dos frutos imaturos de várias espécies de papoilas soníferas, e que é utilizada como narcótico. O uso do ópio mascado ou fumado, que se espalhou no Oriente provoca euforia, seguida de um sono onírico; o uso repetido conduz ao hábito, à dependência química.A medicina o utiliza, assim como os como sonífero analgésico”.(Fonte: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93pio   Acesso em: 18/10/2012)

Brunna Stefanya Leal Lima Cabral
 
Caso deseje citar integral ou parcialmente este texto, favor citar a autora e a fonte, exceções conceituam-se plágio.

Leia Também: Deus está Morto!

Gostou do Texto? Não gostou? Tem alguma crítica ou sugestão?       
Não deixe de votar abaixo expondo seu nível de satisfação com o texto.     
Deixe também seu comentário! Sua opinião é muito importante para que eu continue escrevendo, e é uma grande motivadora. 

Obrigada! 

Um comentário:

  1. Boa noite, Blogueiro!
    Venho convidá-lo a participar do LinkTop, um agregador de links interessantes de blogs/sites interessantes como o seu!
    Você já deve saber como funciona um agregador, então, faça o seu cadastro hoje mesmo, divulgue seu blog e ganhe visitas de qualidade!
    Para cadastrar-se siga o link: http://linktop.portalgmais.com/parceria/
    Pegue um dos banners e ponha em seu site, depois é só enviar seus artigos e ganhar visitas!

    Grato pela atenção,
    André Barbosa
    http://linktop.portalgmais.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Que Deus lhe abençõe!!!

Direitos Reservados

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Plágio é Crime! Gostou? Quer usar o texto inteiro ou parcialmente? Peça autorização!

Agregadores

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Tedioso: Os melhores links agrega dicas maislinks Pop Blogs: O melhor da Web está aqui Links - Amigo De Cristo

Origem do Público desde 22 de Agosto de 2.012