sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Porque não dizer não?




Você tem dificuldade de dizer não? Para essa pergunta não é uma boa resposta!

Você sabe dizer não? Um sintoma de que você não sabe dizer não é querer sempre justificá-lo.

E se você não sabe dizer não, talvez não seja tarde pra aprender, veja alguns motivos:

Dizer um não sincero pode doer muito menos do que um sim indesejado.

O povo brasileiro é muito popular por sua solicitude e generosidade, esse pode ser o motivo de que esteja arraigada em nosso pensamento a ideia de que a negação significa indisposição indiferença ou insensibilidade. E talvez seja por causa dos nãos que não dizemos que chegamos onde estamos.

Tememos dizer não para os filhos e eles se revoltarem, de dizer para os amigos e eles se chatearem, para o cônjuge e ele não compreender, aos pais e eles se magoarem, e assim seguimos dizendo sim aos outros para agradá-los e um peso se agiganta nas nossas costas, e nenhuma das pessoas a quem deixamos de dizer não nos ajudará a carregar, se é que se dará conta de que ele existe.

Penso na dor que um não pode trazer, mas com ele o crescimento para mim e para o outro que o ouve. Como mãe eu sei que por mais que eu queira, nunca vou poder poupar minhas filhas do sofrimento, e se conseguisse seria frustrante, pois elas também nunca conheceriam o alívio. Se não sentirem dor, também nunca conhecerão o prazer.

Dói dizer ao filho que você não pode comprar o brinquedo mais caro pra ele agora? Agradeça quando no futuro ele se contentar apenas com o que o trabalho honesto lhe der.

Dói o seu filho não poder se vestir com as grifes mais caras como seus amigos? Se alegre por ele aprender que as pessoas valem mais do que as coisas e que elas não são o que vestem.

Dói se negar a ajudar alguém que precisa quando a família quer estar reunida? Vai doer ainda mais quando sua ausência não for mais sentida.

Dói não poder retribuir igualmente o amor que alguém tem por você? Doerá ainda mais o coração destroçado que sobrará de um amor fingido.

Se é preciso diga Não! Não, eu não posso comprar! Eu não posso fazer! Não posso ir! Eu não te amo!

Liberte-se da culpa de não oferecer aos outros tudo que eles querem, porque ninguém pode. Se contente com nada mais que você, e o que você é, e o que você pode dar, quando e a quem quiser. Deixar de dizer não aos outros é dizer não para si mesmo!

É triste dizer não querendo dizer sim, mais triste ainda é dizer sim querendo dizer não.

De nãos também se faz um caminho, com nãos também se constrói uma história, e à partir de um não pode se iniciar um nova vida.

“Quem não consegue dizer ‘não’ perde o controle de sua vida, fica à mercê das solicitações de qualquer pessoa que lhe peça um favor”.(Brian Roet, psicoterapeuta inglês no livro A Confiança de Ser Você Mesmo - ed. Cultrix).

Brunna Stefanya Leal Lima Cabral
 
Caso deseje citar integral ou parcialmente este texto, favor citar a autora e a fonte, exceções conceituam-se plágio. 


Gostou do Texto? Não gostou? Tem alguma crítica ou sugestão?       
Não deixe de votar abaixo expondo seu nível de satisfação com o texto.     
Deixe também seu comentário! Sua opinião é muito importante para que eu continue escrevendo, e é uma grande motivadora. 
Obrigada! 

2 comentários:

Obrigada pelo seu comentário!
Que Deus lhe abençõe!!!

Direitos Reservados

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Plágio é Crime! Gostou? Quer usar o texto inteiro ou parcialmente? Peça autorização!

Agregadores

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Tedioso: Os melhores links agrega dicas maislinks Pop Blogs: O melhor da Web está aqui Links - Amigo De Cristo

Origem do Público desde 22 de Agosto de 2.012