quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Conformismo



“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.(Romanos 12:2)


 Me lembro daquela propagando da Ford, do Fiesta 2.008, onde os personagens eram pessoas tão conformadas que em tudo que lhes ocorria exclamavam: “Tudo bem!” O locutor descrevia o desejo do protagonista, mas narrava que lhes sucedia o oposto à sua vontade e ele sempre com um sorriso falava que estava tudo bem. Ao final, o narrador dizia: Você já pode ser mais exigente!
Conformismo é, segundo o Houaiss, a atitude ou tendência de se aceitar uma situação incômoda ou de se acatar passivamente o modo de agir e de pensar da maioria do grupo em que se vive.
Conviver com quem reclama de tudo, realmente não é nada agradável. Sabe, aquela pessoa que reclama quando está frio, quando está quente também, se faz sol, e também quando chove, se trabalha aos sábados ou se tem feriado no meio da semana, aquela pra quem não existe meio termo, e pra quem os extremos sempre são inadequados? Então, talvez exista, mas ainda não conheço ninguém que tenha prazer em conviver com ela, pois isso incomoda muito.
Mas aqueles que não reclamam de nada, tudo está sempre bom, na medida, e balançar a cabeça concordemente é pra ele uma ginástica constante, a mim, esses também incomodam, e muito mais.
O comodismo é um ato de resignação, preguiça, passividade e desamor. Pois aquele que se acomoda, não o faz por se agradar, mas pela indisposição em divergir, ou por pela indiferença com a situação que não o agrada. E o amor nos inquieta diante as injustiça ou da insatisfação.
Não reclamar não significa necessariamente gratidão, e o contrário também é verdade. Quem disse que os conformistas não reclamam?
Os comodistas, ao contrário dos conformistas, se acomodam por acharem que as coisas estão muito boas do que jeito que estão; eles se preocupam com seu próprio bem-estar, são egoístas. Os conformistas veem as coisas que não lhes agradam, mas não se dispõem a lutar contra elas, e se submetem, inertes, às situações desagradáveis, vivendo, portanto, uma vida de insatisfação e vazio.
Temos visto a crescente perversão humana chegar a extremos absurdos, assistimos a igreja se esfacelando, as famílias sendo destruídas, o amor se esfriando, e nada disso nos agrada, mas nos conformamos em assistir apenas, sem nenhuma atitude para combater tais realidades. É verdade, cada dia mais nos surpreendemos menos com as notícias que vemos na TV da violência brutal entre as pessoas.
Quando Paulo escreveu aos Romanos: “E não vos conformeis com este século”(Romanos 12:2a), ele falava dos valores e ações da sociedade que ignora a vontade de Deus, dos sistemas impostos por ela e a reprodução desses males.
E equívoco de quem pensa o contrário, os espectros dessa sociedade adentram sutilmente a igreja, que displicentemente adere a eles, e qualquer oposição é vista como afronta e rebeldia, pelos que já se “acomodaram”. Muitas vezes, quando lutamos por aquilo que no desagrada dentro da igreja (desde que fundamentados na palavra de Deus), há aqueles que nos taxam assim, pois já descansam no leito do comodismo. Daí uma guerra é travada, e a vitória não depende só de quem tem mais fé, mas também de quem tem mais persistência e deteminação.
Se os não cristãos entendem que os cristãos são alienados por não se sujeitarem às leis do pecado que regem o “mundo”, e os classificam como bitolados, diante de Deus, pecamos por conformismo se nos submetermos a eles. Portanto Paulo nos orienta: Transformai-vos pela renovação da vossa mente”.(Romanos 12:2b)
Apesar de não podermos generalizar, mas o cristão é um ser pensante e cremos porque entendemos. A Palavra de Deus não está somente no nosso coração, mas na nossa mente.
Conhecer a palavra de Deus e nos embasar em seus princípios para romper com as cadeias dessa sociedade libertinária é nos transformar e à nossa realidade pela renovação da nossa mente.
Essa sim, é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus: não nos conformar com este século.
Então, você já pode ser mais exigente!


"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."
 Martin Luther King

Brunna Stefanya Leal Lima Cabral

  Caso deseje citar integral ou parcialmente este texto, favor citar a autora e a fonte, exceções conceituam-se plágio.

Leia Também: A Ovelha e o Lobo

Gostou do Texto? Não gostou? Tem alguma crítica ou sugestão?       
Não deixe de votar abaixo expondo seu nível de satisfação com o texto.     
Deixe também seu comentário! Sua opinião é muito importante para que eu continue escrevendo, e é uma grande motivadora. 
Obrigada! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Que Deus lhe abençõe!!!

Direitos Reservados

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Plágio é Crime! Gostou? Quer usar o texto inteiro ou parcialmente? Peça autorização!

Agregadores

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Tedioso: Os melhores links agrega dicas maislinks Pop Blogs: O melhor da Web está aqui Links - Amigo De Cristo

Origem do Público desde 22 de Agosto de 2.012