sábado, 11 de agosto de 2012

O Céu é Utopia



"Utopia é um termo inventado por Thomas More que serviu de título a uma de suas obras escritas em latim por volta de 1.516. Segundo a versão de vários historiadores, More se fascinou pelas narrações extraordinárias de Américo Vespúcio sobre a recém avistada ilha de Fernando de Noronha em 1.503. More decidiu então escrever sobre um lugar novo e puro onde existiria uma sociedade perfeita.
O 'utopismo' consiste na ideia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo absurdamente otimista de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem".(Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Utopia - Acesso em: 24 de Agosto de 2.011)
De acordo com a versão de vários historiadores sobre a inspiração de More, para conceber esse conceito podemos entender não como desejo quimérico apenas, mas como otimismo. Ouvir narrações acerca de um lugar maravilhoso - como nós mesmos sabemos que é -, paradisíaco e inabitado, poderia trazer esperança ao seu coração e ver as coisas do jeito que ele gostaria que elas fossem, e que sabia que poderiam ser. Isso não se trata de fantasiar uma realidade hipotética somente, mas a esperança de realização dessa crença.
More bem podia desejar viver numa realidade diferente da qual vivia. Católico, fiel à sua crença, negou-se a reconhecer Henrique VIII como cabeça da igreja na Inglaterra, discordou veementemente do seu divórcio por fidelidade às escrituras e por isso foi condenado à morte por decapitação. É considerado pela Igreja Católica como modelo de fidelidade à Igreja é à própria consciência, e representa a luta da liberdade individual contra o poder arbitrário.
 Pois é, ao contrário da forma que empregamos habitualmente, utopia não remete ao irrealizável, mas ao desejável distante do quadro real. É por isso que o céu é utopia.
A realidade que vivemos neste mundo é muito distante do mundo ideal que desejamos, por mais que haja coisas que nos agradem, mas no geral nunca nos satisfaremos com elas, porque a alegria que o mundo nos trás dura tanto quanto uma barriga cheia, e até quando a fome encontra banquete?
Para nós cristãos, a esperança da sociedade ideal está no céu, o lugar novo e puro que abriga a sociedade perfeita, lugar que Cristo prometeu após sua morte que iria preparar para nós(João 14:3).
Que o nosso coração não se conforme com a realidade que vivemos aqui, nos entregando aos destrutivos prazeres efêmeros, mas que desejemos mais: o céu. Então conservaremos nossa alma.
Eu quero viver essa utopia, e você?

P.S.: Quer conhecer um pouquinho da história de Thomas More? Assista o filme: O Homem que Não Vendeu a Sua Alma(1.966).

Brunna Stefanya Leal Lima Cabral
 
Caso deseje citar integral ou parcialmente este texto, favor citar a autora e a fonte, exceções conceituam-se plágio.

Leia Também: Deus está Morto!

Gostou do Texto? Não gostou? Tem alguma crítica ou sugestão?       
Não deixe de votar abaixo expondo seu nível de satisfação com o texto.              
Deixe também seu comentário! Sua opinião é muito importante para que eu continue escrevendo, e é uma grande motivadora. 
Obrigada!

2 comentários:

  1. Legal ver você conversando com More, Brunna. Mas bom mesmo é ver você encarando o absurdo. O céu é assim: de tão distante da desgraça em que nós caímos - e que cada vez mais cavamos como cova - se tornou uma utopia: utopia que em fim será um dia.
    Abração de quem te admira.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Conheça o mais novo agregador gospel, o Arca Links.
    Agora você pode enviar seus conteúdos SEM APROVAÇÃO do editor!
    Acesse o http://www.arcalinks.freevar.com e seja colaborador.
    Não precisa de cadastro! Basta enviar Título do post, Link do conteúdo e o link da imagem correspondente ao post. Pronto! Acesse http://www.arcalinks.freevar.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Que Deus lhe abençõe!!!

Direitos Reservados

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Plágio é Crime! Gostou? Quer usar o texto inteiro ou parcialmente? Peça autorização!

Agregadores

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Tedioso: Os melhores links agrega dicas maislinks Pop Blogs: O melhor da Web está aqui Links - Amigo De Cristo

Origem do Público desde 22 de Agosto de 2.012