quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sede Nunca Mais


No capítulo 4 do Evangelho de João, o apóstolo narra um lindo fato: o encontro da mulher samaritana com Jesus. Isso mesmo, o encontro dela com Jesus e não Jesus com ela. Pois para ele não faria a menor diferença que aquela mulher passasse por sua vida, mas para ela seria um marco para um novo começo.
Havia entre Judeus e Samaritanos uma rivalidade histórica a ponto dos Judeus traçarem suas rotas atravessando o Rio Jordão para se desviarem de Samaria.
Diferentemente de seu povo, Jesus, ao partir para Galiléia não hesitou passar por Samaria, e mais, cansado, se deteve justamente neste trecho do caminho, na fonte de Jacó, venerado por ambos os povos.
Indo além, desconsiderando a rixa existente entre seu povo e os Samaritanos, Jesus, encontrando uma nativa, pediu-lhe água. E hostilmente ela lhe indaga o pedido, visto a origem de ambos. Mas Jesus se apresentou àquela mulher como quem era, estando muito além de qualquer naturalidade ou rivalidade: “Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”(João 4:10).
Realmente aquela mulher não conhecia Jesus. Não apenas porque era a primeira vez que o via, mas porque apesar de aguardar pelo Messias, não o reconhecera como tal.
A samaritana não compreendeu o que Jesus falava e o questionou, então o ouviu dizer: “Quem beber desta água tornará a ter sede, aquele, porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede”(João 4:13-14).
Mais uma vez sem entender o significado das palavras de Jesus, na sua ignorância, a mulher a Jesus que lhe desse dessa água para lhe poupar de ir ao poço todos os dias. E Jesus lhe mandou: “Vai chama teu marido e vem cá”(João 4:16).
Análoga, sua resposta lhe traria entendimento: “Não tenho marido”(João 4:17). Foi então que Jesus lhe falou: “Bem disseste(...), porque tiveste cinco, e esse que tens agora não é teu marido”(João 4:17-18).
O diálogo de Jesus com a mulher samaritana, nessa primeira parte, nos traz uma mensagem maravilhosa que nos leva à reflexão sobre nossa ignorância, nossas prioridades e inconstâncias.
Talvez nos julguemos muito melhores que a samaritana, ou mais dignos, porque conhecemos a Jesus e Dele somos conhecidos, porque temos uma vida apresentável diante da sociedade, seguimos suas regras e nos encaixamos dentro delas. Isso tudo é importante, pois conhecendo a palavra de Deus, fazer tais coisas é mais do que obrigação, no entanto o que deve nos diferenciar da mulher samaritana é reconhecer a Jesus no encontro com ele, priorizar o que o glorifica, e nos manter firmes no caminho que Deus deseja que sigamos apesar dos pesares.
Deus colocou a eternidade no coração do homem(Eclesiastes 3:11), e por isso estamos sempre buscando alguma coisa, e isso é salutar mental e até fisicamente, porém a prioridade da nossa busca deve ser vertical: Buscar ao Senhor e serví-lo antes de qualquer coisa, ainda que nosso coração deseje outras coisas.
A fusão de um coração vazio(sem Jesus) e uma mente cheia pode ser catastrófica. Talvez a mulher samaritana já estivesse no quinto relacionamento conjugal motivada por essa busca que não se sacia com nada que seja efêmero. É como encher um saco sem fundo: ele nunca enche!
No Livro O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry, num diálogo entre os dois personagens principais, o autor descreve um pouco dessa busca infinda:

- Tenho sede dessa água, disse o principezinho. Dá-me de beber...
E eu compreendi o que ele havia buscado!
Levantei-lhe o balde até a boca. Ele bebeu, de olhos fechados. Era doce como uma festa. Essa água era muito mais que um alimento. Nascera da caminhada sob as estrelas, do canto da roldana, do esforço do meu braço. Era boa para o coração, como um presente. Quando eu era pequeno, todo o esplendor do presente de Natal estava também na luz da árvore, na música da missa de meia noite, na doçura dos risos...
- Os homens do teu planeta, disse o principezinho, cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim... E não encontram o que procuram...
- Não encontram, respondi...
- E, no entanto o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa, ou num pouquinho d'água...

Nós estaremos sempre buscando mais, material e emocionalmente, porque queremos um emprego melhor, uma casa melhor, mais graduações, felicidade no casamento, um melhor relacionamento com os filhos, e isso não é pecado, desde que o nosso coração não se encha só dessas coisas, senão continuará vazio. É como a água que mata a sede ou a comida que sacie a fome mas não impedem que elas voltem. 
Que compreendamos que a água que Jesus nos oferece sacia-nos espiritualmente e preenche todo vazio que nada mais pode preencher. Bebamos!

Brunna Stefanya Leal Lima Cabral
 
Caso deseje citar integral ou parcialmente este texto, favor citar a autora e a fonte, exceções conceituam-se plágio.
 Leia Também: Vazio ou cheio Demais?

Gostou do Texto? Não gostou? Tem alguma crítica ou sugestão?       
Não deixe de votar abaixo expondo seu nível de satisfação com o texto.     
Deixe também seu comentário! Sua opinião é muito importante para que eu continue escrevendo, e é uma grande motivadora. 
Obrigada! 

8 comentários:

  1. Muito bom este post minha amiga, nos leva a refletir com certeza se estamos cheios do Espirito de Deus ou não...

    ResponderExcluir
  2. Oi Brunna
    Eu vi seu comentário no blog da nossa amiga Patricia, e vim conferir seu blog. Fiquei além de maravilhada, edificada. Foi uma palavra "rema". Já estou te seguindo. Que Deus continue te usando cada vez mais.
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. que Deus continue te abençoando Bruna...linda a mensagem...parabens !!

    ResponderExcluir
  4. Para refletir é ótimo ler esse post
    vc é uma pessoa abençoada, que Deus
    te ilumine sempre, eu gostei
    me fez bem
    Abraços de um bom feriado
    Bjuss
    Rita!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Que Deus lhe abençõe!!!

Direitos Reservados

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Plágio é Crime! Gostou? Quer usar o texto inteiro ou parcialmente? Peça autorização!

Agregadores

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Tedioso: Os melhores links agrega dicas maislinks Pop Blogs: O melhor da Web está aqui Links - Amigo De Cristo

Origem do Público desde 22 de Agosto de 2.012