segunda-feira, 25 de junho de 2012

Culto à Ignorância

 É profundo meu descontentamento com a educação sob o prisma capitalista(não necessariamente com o capitalismo em si) e o culto à ignorância que vivemos em nossos dias.
A televisão é denominada veículo de cultura democrático(levando em conta que a acepção para o termo aqui seria de “acesso igualitário de todos”). Não se pode negar que hoje, ela é acessível tanto a elite quanto aos proletários, muito menos que ela dita regras e valores à sociedade hodierna.  Mas dizer que ela veicula cultura me causa repulsa.
Falamos da TV pela acessibilidade, porém às mídias em geral se infere tal responsabilidade.
Entendendo a cultura como autonomia do indivíduo, produção e criação de valores e sistemas para que ele se estabeleça na sociedade, e sua ação efetiva nela, eu tenho que repudiar tal ideia.
A Mídia não é formadora de opinião, e sim massificadora dela. Ela assesta valores, estabelece padrões éticos, estéticos e morais, e difunde sua reprodução.
A ideia capitalista é justamente essa, através do domínio da opinião, inclina-se os povos para onde bem quiser, como bem defendido outrora por Bourdieu¹. Somente através da educação é que essas algemas são quebradas. Pois ela liberta o oprimido de seus algozes pela formação de senso crítico e analítico, instiga à independência, e o induz a estabelecer aferidores segundo seus próprios valores, ou seja, ela veicula a democracia.
Nos tempos da ditadura, a maior arma do povo era o conhecimento. Através do entendimento e crítica sob o sistema estabelecido, as pessoas não se submetiam às leis dominadoras e aniquilação da democracia. Essa é a pior guerra: Lutar contra o pensamento do povo.
O que se vê hoje é que as pessoas tem uma opinião em comum, que não é propriamente sua, e não tem argumento para fundamentá-la, nem contestá-la.
A reprodução social se tornou um rito na sociedade moderna que cultua a ignorância. Ao invés de entendermos a massificação da opinião como opressão da sociedade dominadora - pois ela é estendida aos pobres e indoutos -, entendemos que a cultura de elite, por ser privilégio de poucos, é separatista física e economicamente - não filosófica e intelectualmente -, e tal diferença gera do leigo para com o culto, discriminação. Associamos intelectualidade à riqueza e arrogância, e ignorância à simplicidade e humildade. Na falta de equilíbrio destas visões está o descontrole das relações de interdependência e autonomia, e assim a desestabilização da sociedade como conjunto e dos seus integrantes.
O que as mídias nos trazem não é a possibilidade de libertação da escravidão mental pela educação e cultura, mas sim o aprisionamento ao sistema hierárquico e propagação do sentimento anarquista, aniquilando a possibilidade de sujeição à ordem, e submetendo o povo ao sistema.
Uma confirmação do que proponho é a escassez de padrões gerais e diversidade excessiva de padrões específicos. Os padrões gerais a meu ver é o que regimenta a ação individual em relação ao coletivo e o próprio coletivo(padrão estético- belo/feio, moda, etiqueta, etc.). Já os padrões específicos são os pessoais, os valores próprios de cada um(tipos de relacionamento, sexualidade, modelo familiar, quantidade de filhos por casal, religião, etc.). Isso nos alude a inconstância por inconsistência.

Nenhum indivíduo é determinado em seu comportamento por seu contexto social, pois nenhum homem está alienado a ele, pelo contrário ele o transforma na medida em que é transformado por ele e vice-versa. Porém, a dominação nasce da subordinação a um governo, ou provedor de valores, e submeter-se às regras ditadas pelas Mídias sem um apurado e crítico crivo, reproduz seres alienados em série. E assim a ignorância é cultuada, por indivíduos que se curvam aos seus pés.
Tinha que ser a Mafalda mesmo...rs



Brunna Stefanya Leal Lima Cabral
 
Caso deseje citar integral ou parcialmente este texto, favor citar a autora e a fonte, exceções conceituam-se plágio.

  ¹Pierre Félix Bourdieu importante socólogo francês. Filósofo de formação. Chegou a docente na École de Sociologie du Collège de France. Desenvolveu, ao longo de sua vida, diversos trabalhos abordando a questão da dominação e é um dos autores mais lidos em todo o mundo nos campos da Antropologia e Sociologia, cuja contribuição alcança as mais variadas áreas do conhecimento humano, discutindo em sua obra temas como educação, cultura, literatura, arte, mídia, linguística e política. Também escreveu muito sobre a Sociologia da Sociologia.(Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bourdieu - Acesso em: 26 de Junho de 2.012 )



Leia Também: Pro Dia Nascer Feliz

Gostou do Texto? Não gostou? Tem alguma crítica ou sugestão?      
Não deixe de votar abaixo expondo seu nível de satisfação com o texto.
Deixe também seu comentário! Sua opinião é muito importante para que eu continue escrevendo, e é uma grande motivadora. 
Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Que Deus lhe abençõe!!!

Direitos Reservados

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Plágio é Crime! Gostou? Quer usar o texto inteiro ou parcialmente? Peça autorização!

Agregadores

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Tedioso: Os melhores links agrega dicas maislinks Pop Blogs: O melhor da Web está aqui Links - Amigo De Cristo

Origem do Público desde 22 de Agosto de 2.012