quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Desanuviando...


Tenho visto o céu tão enegrecido. Rudes nuvens se apropriaram dele.
Não há sol. Não há lua. Nem estrelas.
Se ainda criança, eu me deitaria sob esse teto sombrio e decifraria das nuvens seus desenhos, e entretida, mesmo movendo só os olhos e quando muito mãos e dedos, avançaria no tempo sem perceber. Tão logo, no céu onde buscara astros e não encontrara, então buscaria as nuvens que parecera terem sido sugadas por eles.
E tal qual uma criança ainda, buscaria nas estrelas formas e teceria histórias.
Quando morei na Paraíba, aprendi com o querido povo nordestino* um termo que nunca mais vou esquecer: desopilar. Nunca havia ouvido essa palavra antes aqui no sudeste, e talvez nunca entenderia tão bem seu sentido aqui.
Lá, no pouco tempo que morei fora do internato da instituição onde estudava, aproveitava todos os dias, ao cair da noite, para sentar-me frente ao mar para orar. Foi aí que melhor entendi essa expressão.
Há várias acepções para o termo desopilar, entre elas: desobstruir, despreocupar-se ou aliviar-se. Comumente eu ouvia aplicado com esses sentidos mesmo. As pessoas diziam coisas como: - Estou precisando desopilar a mente, e por aí. Eu entendia que queria dizer muito mais, como desestresse, descarrego, se desfazer do peso das preocupações e/ou empecilhos.
Quando eu sentava na praia, e de olhos bem abertos conversava com o Senhor, eu conseguia enxergar com o coração mais leve o céu, fosse ele anuviado ou estrelado. Não havia importância, pois de qualquer forma que o visse ainda era possível enxergar beleza nele, pois o importante era o céu que estava ali, ainda que as nuvens o encobrissem, ou as estrelas o sitiassem, ele ainda estava ali e era maior do que qualquer criação de Deus que meus olhos pudessem enxergar, até mesmo o mar.
Ao final, eu conseguia voltar para casa realmente vazia das preocupações que me angustiavam porque eu conseguia focar no que realmente interessava, e desfrutava de uma gostosa intimidade com Deus por causa disso.
Se olhando para o céu houver nuvens, sorria e prossiga, mesmo sabendo que elas escondem os astros e podem trazer chuva. E se olhando para o céu encontrar sol, lua ou estrelas não se distraía com eles porque são só adereços para o céu.
Então eu acabei entendendo que desopilar era desfazer do que me preocupava e assim obstruía o caminho que eu pleiteava seguir. Que era simplesmente contemplar com serenidade as dificuldades e distrações que se apresentariam entre mim e o que eu queria. Então desopilar poderia ser contar estrelar ou desenhar com nuvens, correr da chuva, contemplar a lua, me esconder do sol, tudo isso sabendo que o céu ainda estaria ali.
Salomão, em Eclesiastes escreveu: “Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo, deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos...”(Eclesiastes 11:8) . Sim, os dias de trevas serão muitos, mas não serão os únicos, haverão outros: Chuvosos, ensolarados, estrelados, enluarados, mistos... Mas e aí, quando olharmos para o céu, o que vamos ver? Ao menor sinal de nuvens no céu vamos correr da chuva que nem sabemos se virá? Melhor desopilar...
Desopilar é a espera tranquila do desanuvio, pois o céu, ainda estará lá.

*a generalização é devida ao fato de eu ter convivido com pessoas de todos estados da região

Brunna Stefanya Leal Lima Cabral
 
Caso deseje citar integral ou parcialmente este texto, favor citar a autora e a fonte, exceções conceituam-se plágio.
Leia Também: Sem Fé Para Receber

Gostou do Texto? Não gostou? Tem alguma crítica ou sugestão?       
Não deixe de votar abaixo expondo seu nível de satisfação com o texto.     
Deixe também seu comentário! Sua opinião é muito importante para que eu continue escrevendo, e é uma grande motivadora. 

Obrigada! 

4 comentários:

  1. Tbm nunca tinha ouvido desopilar, gostei do texto reflexivo, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. ♥-:¦:-*´¨`*-:¦:-*´¨`*-:¦:-*´¨`*-:¦:-♥
    Boa tarde!!

    Visitar vc, deixar um abraço
    Fazer um elogio ao que postou
    E gostar do que vc faz é tudo de bom
    Querida um texto valioso eu amei ter feito essa visita!!
    Abraços com carinho
    Rita
    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/
    ♥-:¦:-*´¨`*-:¦:-*´¨`*-:¦:-*´¨`*-:¦:-♥

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Que Deus lhe abençõe!!!

Direitos Reservados

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Plágio é Crime! Gostou? Quer usar o texto inteiro ou parcialmente? Peça autorização!

Agregadores

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Tedioso: Os melhores links agrega dicas maislinks Pop Blogs: O melhor da Web está aqui Links - Amigo De Cristo

Origem do Público desde 22 de Agosto de 2.012