quinta-feira, 5 de julho de 2012

Negligência ou Traição?


"Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo, meu chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus!
Macia como manteiga é a sua fala, mas a guerra está no seu coração; suas palavras são mais suaves que o óleo, mas são afiadas como punhais.".(Salmo 55:12-14;21 - NVI - Nova Versão Internacional)

       Quando passamos por certas situações mais drásticas, ou que nos consomem as forças, abalam nossas concepções, nos desestruturam emocionalmente, e/ou induzem a uma (re)solução radical, nós mudamos exteriormente a ponto de serem percebidas essas mudanças, que gritam  que algo está acontecendo.
Se nossa alma se abate, se nosso espírito se enfraquece, o nosso corpo esmorece, e nosso semblante muda. Refletimos exteriormente o mal interior que nos assola. Se a alma sofre o corpo padece. E os que estão mais próximos, mesmos os mais "desligados" podem perceber essas mudanças, por hora sutis, contudo gradativas.
Obviamente esse não é um critério aferidor de amizade, mas ajuda a avaliar se pós revelado o problema que somente seu corpo evidenciava, ainda vale a pena conversar com quem se sentava à mesa contigo e nunca percebeu sua inapetência.
Às vezes me pergunto se certas faltas remetem apenas à negligência ou a traição. E até se a própria negligência não pode ser considerada uma traição.  Pois é na verdade o que eu acho.
C.H. Spurgeon(Spurgeon, p.135)¹ acredita ser perda de tempo determinar precisamente a ocasião em que foi escrito o salmo 55. Acredita-se que se trata do momento em que Davi foi traído por seu conselheiro de confiança e que era perseguido por seu filho Absalão, que desejava mata-lo. 
O que interessa é que como se deu com Jesus e Judas, quem traiu a Davi, comia à mesa com ele. Talvez essa fosse sua maior dor: Ser traído por aquele em quem confiava. 
Judas se sentava à mesa com Jesus, olhou nos seus olhos, ouvia suas palavras acerca de uma futura traição, e ainda sim não temeu dar-lhe o beijo que lhe condenaria à morte. Tudo por apenas 30 moedas de prata.
Inimigos não nos traem, porque a traição diz respeito à quebra de fidelidade, portanto só os que amamos podem nos trair.
Se somos negligentes traímos, porque deixamos de cumprir com as promessas que fazemos ou obrigações que nos são confiadas nas relaçoes que mantemos. Essa premissa vale pra qualquer relação, seja amizade, seja liderança, casamento, ou até na relação entre pais e filhos.
A negligência é falta de interesse, de motivação, a indiferença, preguiça, entre outros. Olhando talvez possamos pensar que em nenhum critério nos encaixamos, mas a falta de interesse pode estar no tempo que nunca temos para o outro, a falta de motivação está na companhia forçada, a indiferença em quando fingimos ouvir e nem nos damos conta de que se trata o assunto, a preguiça na lista de desculpas esfarrapadas(algumas que nem são verdades) que temos pra não servir ao que nos solicita, enfim, tudo se trata da falta de cuidado com quem deveríamos cuidar, e principalmente, aquele que espera e confio no nosso cuidado
A negligência tem a ver com percepção, e tem certas coisas que só percebemos se as temos no coração. Mas quando percebemos e podemos fazer alguma coisa, ainda que seja companhia,  e não fazemos, já traímos, pois não temos mais no coração as pessoas que fazemos pensar o contrário.
Nem sempre as pessoas valorizarão o amor que lhes damos, ou nós o que recebemos,  e nem todos merecerão receber nosso amor, assim como recebemos amor de muitas pessoas que não merecemos.
E ainda malhamos o Judas...

Desejo a você que lê esse texto, "que nunca lhe falte amigos", e também que não negligencie e nem sejas negligenciado nas relações que mantém.



Brunna Stefanya Leal Lima Cabral
 
Caso deseje citar integral ou parcialmente este texto, favor citar a autora e a fonte, exceções conceituam-se plágio.
¹SPURGEON, C. H. Esboços Bíblicos de Salmos. P. 135 – Shedd Publicações

Leia Também: Carregando Pedras


Gostou do Texto? Não gostou? Tem alguma crítica ou sugestão?       
Não deixe de votar abaixo expondo seu nível de satisfação com o texto.     
Deixe também seu comentário! Sua opinião é muito importante para que eu continue escrevendo, e é uma grande motivadora. 
Obrigada!


2 comentários:

  1. parabens brunna, prossiga com seu blog, nao desista do projeto. esta lindo. lamarque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lamarque, sua opinião é muito importante pois me incentiva a escrever.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!
Que Deus lhe abençõe!!!

Direitos Reservados

MyFreeCopyright.com Registered & Protected
Plágio é Crime! Gostou? Quer usar o texto inteiro ou parcialmente? Peça autorização!

Agregadores

Tecnogospel: Os melhores links evangélicos Tedioso: Os melhores links agrega dicas maislinks Pop Blogs: O melhor da Web está aqui Links - Amigo De Cristo

Origem do Público desde 22 de Agosto de 2.012